Já nesta sexta-feira, o Governo resolveu declarar tolerância nacional, para que todos os funcionários públicos, possam se envolver directamente nessas acções de limpeza dos factores propícios à produção das larvas e mosquitos responsáveis pela transmissão da doença que já fez quatro vítimas mortais, três na Praia e um no Concelho de Santa Cruz.
A epidemia situação requer uma acção global concertada e eficaz por parte de todos os sectores da sociedade civil, pois que, como já admitiu José Maria Neves, "está a atingir dimensões preocupantes a nível nacional".
Conforme os dados oficiais, apenas na ilha da Boavista, até esta data, não se registou nenhum caso de contágio pelo vírus da Dengue que já provou ser uma doença mortal. Mais preocupante se torna, quando se regista, de acordo com as informações prestadas pelo Primeiro Ministro, que dos mais de seis mil casos suspeitos, 22 podem se confirmar como Febre Hemorrágica da Dengue, que é a versão mais mortífera da doença.
É nessa linha que o Executivo resolveu promover essa campanha nacional de limpeza, contando com o voluntariado de toda a sociedade sem excepções. Empresas, Câmaras Municipais, pessoas individuais e mesmo o exército são convocados para abraçar esta luta, que é de todos, para travar a propagação da Dengue. Neves, garante, estará junto com as pessoas na rua a liderar e a ajudar nessa campanha.
Também no Domingo, haverá uma campanha direccionada a envolver "toda a sociedade cabo-verdiana, todas as empresas, todas as famílias, todas as Câmaras Municipais do país, as Forças Armadas, a Protecção Civil, os voluntários da Juventude e a Cruz Vermelha, a Polícia Nacional, toda a sociedade cabo-verdiana" nessa luta. "A nossa intenção é chamar à atenção de todos os cabo-verdianos para a necessidade de darmos um combate forte à questão do mosquito", pois que se cada um fizer a sua parte será mais fácil.
É preciso limpar as ruas e livrá-las dos pneus, latas e quaisquer recipientes ou outras condições propícias à retenção de água das chuvas ou de outras proveniências que sirvam de foco para a produção de larvas e mais mosquitos.
De acordo com o PM, haverá ainda uma grande campanha nacional de mobilização da comunicação social e de empresas de comunicação para maiores acções de divulgação da doença e sua prevenção, com notícias, programas, "spots", "outdoors" e outros, "no sentido de darmos um combate sem tréguas à questão dos mosquitos e à transmissão da Dengue em Cabo Verde.