Notícias

PM afirma que situação da Dengue está controlada e anuncia soluções para o combate à doença

Trata-se do site http://www.dengue.gov.cv/ disponível na Net onde o usuário poderá consultar os dados que vão sendo introduzidos tão logo quanto sejam registados suas ocorrências nos vários centros e serviços de saúde do país.

Este é mais um exemplo do trabalho "grandioso que se está a fazer no domínio da governação electrónica e da sociedade de informação, e muitas vezes não temos a noção exacta de todos os ganhos que estamos a conseguir nesses sectores", refere José Maria Neves.

No que toca ainda ao combate à Dengue, o Primeiro-Ministro assegura que tudo está a ser feito, da parte do Governo e dos serviços de Saúde, sendo que, inclusive, se criou já uma comissão interministerial de acompanhamento da doença e que é presidida por ele, José Maria Neves.

Garante, portanto, que "há neste momento a mobilização de todos os recursos, de todas as capacidades existentes para eliminarmos os vectores transmissores da doença em Cabo Verde", sendo que se está, a par do tratamento dos casos registados até agora, a realizar uma grande campanha preventiva por todo o território nacional.

De acordo com o Chefe do Governo a situação da Dengue, por enquanto, está sob controlo. "Os hospitais, as delegacias têm dado respostas adequadas às epidemias que têm surgido", lembrando que o país está a contas com outras duas potenciais epidemias que são o Paludismo e a Gripe A (H1N1).neves_dengue02

 

 

 

 

 

 

 

O mesmo acontece com essas duas outras ameaças, que entretanto devem demandar um maior reforço das estruturas do Ministério da Saúde "para poderem dar respostas mais adequadas ainda a estas situações", aponta.

Contudo Neves aproveita para apelar também à colaboração das populações das ilhas e às Câmaras locais no sentido de juntos erradicarem todos os possíveis factores das doenças, nesse caso os mosquitos e todos os condicionalismos para o seu surgimento.

O tratamento dos lixos, das águas estagnadas e o saneamento básico em geral, envolvem não só o Governo e a protecção civil, mas principalmente as edilidades municipais sendo que são da alçada dessas últimas, recorda.

No que toca aos números divulgados na comunicação social e que apontam mais de três mil casos suspeitos, José Maria Neves alerta para a necessidade de se ter algum cuidado, já que a grande maioria são casos "suspeitos", que podem ser comprovados ou não. "É preciso relativizar alguns dados de outras doenças que poderão estar a ser contabilizados como casos suspeitos de Dengue", alerta.neves_dengue01

 

 

 

 

 

 

 

Até novos dados, Neves fala de dezenas de casos comprovados na cidade da Praia e no Fogo e alguns também na ilha do Maio. A maior incidência, confirma o PM ocorre sobre a capital. No que toca ao Paludismo o há alguns casos registados sobretudo na capital e, também na Boa Vista.

Da parte do Governo essa situação "complexa e difícil" exige uma acção forte e determinada "e é isso que está a acontecer", sublinha.