Essa Cimeira extraordinária tem por principal objectivo analisar a actual situação política – constitucional da República da Guiné Conakry e da República do Níger.
Foi criada um Grupo Internacional de Contacto – sobre Guiné Conakry( GIC-GC) para seguir a situação politica nesse Estado africano. Nessa Cimeira da CEDEAO serão discutidas as recomendações feitas pela GIC-GC, nomeadamente a criação de uma Comissão de Inquérito Internacional para investigar o massacre de 28 de Setembro e identificação dos presumíveis culpados. Os chefes de Estado e de Governo também vão analisar o Relatório do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO.
De recordar que, no sábado, 17 de Outubro, expira o prazo cedido pelo Conselho de Paz e Segurança da União Africana ao actual Presidente da Guiné Conakry, Capitão Moussa Dadis Câmara, para oficializar o compromisso de não participar nas próximas eleições presidenciais na Guiné Conakry, agendadas para Janeiro 2010.
Os Organismos Internacionais e Regionais competentes, manifestam-se contra a apresentação de candidatura do actual Presidente da Guiné Conakry, tendo em conta que chegou ao poder por meio de um golpe de Estado, violando a Constituição daquele Estado.
Nessa cimeira também serão analisadas formas de restabelecer o diálogo e consenso político no Níger.
À margem dessa Cimeira, o Jorge Borges participou em Abuja, Nigéria, 15 a 16 de Outubro, num Seminário sobre a África do Oeste e a União Europeia, visando sobretudo analisar o Acordo de Parceria Económica (ACP) para o Desenvolvimento dos Estados da África, Caraíbas e Pacifico.