Nesta segunda fase da campanha, o Ministério da Economia, Crescimento e Competitividade disponibiliza, através da Direcção Geral de Industria e Energia, 250 mil lâmpadas de baixo consumo (LBC´s) para distribuição gratuita a nível nacional.
Para as instituições públicas foram disponibilizadas dez mil (10.000) lâmpadas de baixo consumo. A distribuição ao público das LBC´s será feita mediante troca e substituição por lâmpadas incandescentes, de alto consumo energético. Serão utilizadas brigadas fixas e móveis que actuarão em todas os municípios, com aviso prévio às populações através da comunicação social.
A campanha nacional visa promover uma mudança de atitude dos cabo-verdianos em relação ao consumo de energia através de uma forte componente pedagógica de informação e formação, com o objectivo de sensibilizar a população para uma utilização mais eficiente e racional da energia.
Recorde-se que a primeira fase da campanha ocorreu entre Setembro e Dezembro do ano passado, incluindo a distribuição gratuita de 50 mil lâmpadas de baixo consumo em Santiago e em São Vicente.
As lâmpadas de baixo consumo têm a particularidade de ter uma durabilidade dez vezes superior ao normal, de consumirem menos 80% de energia e consequentemente de reduzirem significativamente o consumo e a facturação de energia.