Notícias

PM defende maior cooperação com Brasil para um Cabo Verde mais competitivo

Em sua apresentação, José Maria Neves faz uma breve introdução do contexto histórico de Cabo Verde, traça as linhas de actuação do seu Executivo que levaram Cabo Verde a elevar-se ao patamar de País de Rendimento  Médio, e outras vitórias como a adesão à Organização Mundial do Comércio e à Parceria Especial com a União Europeia, etc.

Acções estas que mostram o intento de inserir Cabo Verde, competitivamente no contexto económico mundial, aproveitando as vantagens da sua posição geo- estratégica no corredor do Atlântico. No que concerne ao Brasil, Neves apela a uma cooperação ainda maior, sendo que Cabo Verde, assim como se propôs com a China e com a Europa, podem servir como uma plataforma de entrada do Brasil na África. pm_recebe_honoris_causa_pela_cndido_mendes_2

 

 

 

 

 

 

 

Sobre esta distinção, Neves vê, mais uma vez, reconhecidos os seus esforços pela promoção da Democracia, da Liberdade e da Boa Governação em Cabo Verde, pela segunda vez, apenas este ano, a outra vez foi pela Universidade de Rhode Island nos Estados Unidos.

Em cerca de 170 anos de história da Universidade Cândido Reis, muito poucos foram aqueles que tiveram o privilégio de serem contemplados com tamanha honra. Assim, Neves junta-se a um rol selecto de personalidades políticas como Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente do Brasil, ao Rei da Bélgica, Alberto II, Mário Soares, ex-Presidente de Portugal e Durão Barroso, Presidente da União Europeia.

Os pensadores franceses Edgar Morin ou Jean Baudrillard foram outros dois agraciados com a mesma distinção pela Universidade Cândido Reis.

Veja aqui: interveno_pm_honoris_causa_na_íntegra