As Regiões Ultraperiféricas da União Europeia compreendem territórios dependentes dos Estados membros da União Europeia geograficamente distantes e que têm um tratamento especial dos termos do tratado de Amsterdam, por serem partes integrantes da União Europeia. Inclui Regiões autónomas dos Açores e da Madeira, Guyana, Guadalupe, Martinica e Reunião.
De referir que a realização da Conferência dos Presidentes das RUP é feita anualmente, mas Cabo Verde só viria a participar, pela primeira vez, na condição de observador durante a XIII Conferência que teve lugar na Ilha da Madeira em Outubro de 2007, onde esteve representado pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves.
Na Conferência realizada no ano passado, em Cayenne, na Guiana Francesa, foi reiterado o interesse de Cabo Verde ser associado regularmente aos trabalhos da Conferência dos Presidentes das RUP.
Essa participação nas RUP enquadra-se plenamente nos objectivos prosseguidos pelo Governo no âmbito da parceria especial com a União Europeia e visa a médio prazo, o desenvolvimento da cooperação em sectores prioritários já identificados, nomeadamente a luta contra a imigração clandestina, o tráfico de drogas, seres humanos, armas e outras formas de criminalidade transnacional.
A cooperação policial, a protecção do meio ambiente, a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do desenvolvimento são outros sectores de cooperação por desenvolver.
Faz parte, ainda, do programa de Cristina Fontes Lima no arquipélago de Gran Canária, contactos bilaterais com autoridades das Canárias.