O evento, que irá promover um espaço de articulação entre os países que compõem a CPLP, tem por objectivo apoiar as capacidades nacionais para atender as metas já estabelecidas perante as sociedades, consubstanciar compromissos internacionais nas Metas do Milénio, nos objectivos da iniciativa de Educação para Todos, na Declaração de Hamburgo e na Década das Nações Unidas para a Alfabetização. Deste modo este encontro representa uma oportunidade para aprofundar o conhecimento das realidades, políticas e programas nacionais de intercâmbio e das experiências dela proveniente.
Esta 3ª reunião conta com a participação especial de representantes da Rádio ECCA, Fundação Canárias e da UNESCO duas impulsionadoras deste novo modelo de cooperação triangular.
A cooperação Sul-Sul é um novo modelo de intercâmbio que promove a troca de experiências de modo horizontal, formando uma rede de cooperação que, a partir da língua, constrói identidades e proximidades, reconhecendo e contemplando a diversidade cultural.
Este novo modelo de cooperação, supera a visão tradicional da mesma baseada em políticas de assistência, em que o doador "mostra compaixão e apresenta soluções", geralmente através do estabelecimento de relações verticalizadas, que reproduzem mecanismos e práticas desiguais e assimétricas.
Na tentativa de fazer com que a cooperação entre os países da CPLP esteja dentro do contexto de actuação, o novo modelo de cooperação perspectivado, parte essencialmente das necessidades, interesses, demandas e desejos dos países envolvidos, buscando soluções conjuntas para problemas compartilhados.
Do programa destacam-se 4 momentos distintos, mas complementares pela sua natureza:
Espera-se desta 3ª reunião fortalecer a rede de cooperação no domínio de Educação e Formação de Adultos; revisar o plano estratégico e estabelecer o novo calendário de actividade para o 2010-2011 e adoptar uma agenda comum e estratégica para a VI CONFINTIA (Carta de Belém).