Notícias

Governo responde aos apelos de Santo Antão em virtude das chuvas

Uma das principais estradas, a via de penetração na vila de Ribeira Grande sofreu grandes estragos em virtude das fortes cheias, tendo o Primeiro Ministro assegurado a sua reparação muito brevemente.

estragos_chuvas01

 

 

 

 

 

 

Também o Concelho do Paúl registou estragos nalgumas vias e caminhos vacinais e também em habitações e propriedades agrícolas, requisitando a mesma atenção do Executivo que prometeu ajudar.

Esta e outras intervenções nas estradas danificadas pelas chuvas, não só em Santo Antão, mas também em outras ilhas, de acordo com José Maria Neves, vem demonstrar a utilidade do Imposto de Circulação Rodoviária instaurada à pouco tempo e que causou na altura alguma contestação por parte da sociedade e da oposição, já que os custos dessas intervenções serão garantidas por esses fundos.

estragos_chuvas_02

 

 

 

 

 

 

 "A verba enquadra-se num pacote mais amplo, aprovado nos últimos dias pelo Conselho de Ministros, para apoiar todos os Municípios afectados pelas cheias, provocadas pelas últimas chuvas caídas no país", afirmou.

Mas, as chuvas também trouxeram, igualmente, uma onda de alegria e de esperança num melhor ano agrícola, tamanha a quantidade do precioso líquido caído nos últimos dias e que ajudarão, certamente, a alimentar os leitos e ribeiras desses dois concelhos agrícolas.

estragos_chuvas_03

 

 

 

 

 

 

Na linha do que já havia afirmado o Ministro do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos, José Maria Veiga, o Primeiro-Ministro salienta os esforços do Governo na continuidade dos investimentos a nível de diques, barreiras e reservatórios na ilha das montanhas e em outras regiões de Cabo Verde para maximizar a captação das águas das chuvas e também combater a erosão causada por essas precipitações.