Notícias

Cristina Fontes Lima condecora Militares e ex-Militares

 

O acto que aproveita a visita que o Presidente da República, que na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas, tem vindo a realizar às Forças Armadas, será realizado, igualmente, nas ilhas do Sal e de São Vicente.

Durante a sua intervenção na cerimónia que decorreu no Quartel Jaime Mota, a titular da pasta da Defesa reconheceu que só agora foram reunidas as condições materiais para distinguir e homenagear o Voluntário das Forças Armadas.

Ademais, reconheceu a justeza do acto, realçando o contributo que os galardoados deram às Forças Armadas e que sem tal reconhecimento poderiam ficar injustamente no anonimato.

Por sua vez, o presidente de honra da cerimónia, Pedro Pires, congratulou-se com o acto, reconhecendo ser justa a homenagem aos combatentes da liberdade da pátria e outros militares na reforma e realçando que os factos históricos merecem ser assinalados e relembrados no futuro.

Já antes, e em nome dos condecorados, o Comandante Álvaro Dantas, tinha manifestado o seu agradecimento pelo reconhecimento do esforço patriótico e abnegado dos condecorados e relembrou os muitos outros que não foram agraciados, mas que contribuíram para a afirmação e enaltecimento das Forças Armadas Cabo-verdianas.

Refira-se que a Medalha do Voluntário das Forças Armadas destina-se a galardoar o militar ou civil que tenha ingressado voluntariamente nas fileiras das Forças Armadas e participado activamente na sua criação, organização ou desenvolvimento.