Notícias

Cabo Verde confiante em mais um pacote do MCA

 

Numa conferência de imprensa que ocorreu no Palácio da Várzea, José Maria Neves deu conta do que foi o almoço de cerca de duas horas entre Barack Obama e os vários Chefes de Estado e de Governo africanos, incluindo Neves, e que serviu para uma conversa animada e franca sobre os planos da Administração Obama em relação à África.

No que concerne a Cabo Verde, interessa saber que Barack Obama mostrou-se bastante agradado com as notícias que lhe chegam do nosso arquipélago, fruto da boa governação deste Executivo, e que também mostra "o impacto da visita de Hillary Clinton" ao nosso país.

Essas boas impressões, de acordo com José Maria Neves, abrem as perspectivas para uma aproximação cada vez maior entre os dois governos e para que Cabo Verde venha a beneficiar mais ainda dos vários projectos que os EUA têm para a África nos próximos tempos.

Para já Cabo Verde mantém fortes possibilidades de ser seleccionada para mais um pacote do Millenium Challenge Account, tendo em conta que é "o único país africano a ter conseguido realizar com sucesso os objectivos e investimentos do projecto", lembrando que o nosso país é mais uma vez candidato a esse programa de desenvolvimento financiado pela Administração norte-americana.

Recorda-se que uma equipa diplomática chefiada pelo Ministros dos Negócios Estrangeiros, José Brito, deslocou-se aos EUA, na mesma altura que o PM, para contactos ao mais alto nível, tanto em Nova Iorque, à luz da Cimeira das Nações Unidas, como em Washington.

Entre os vários "tópicos importantes" debatidos a nível de toda a África e que interessam ao país está a aposta nas energias renováveis em que Washington promete ajudar o nosso continente, e também preocupações ligadas às alterações climáticas, o emprego e o empreendedorismo, a agricultura e a segurança alimentar o comércio e investimentos e a construção de parcerias mais efectivas entre cada um destes países e os EUA.

Neves pôde intervir sobre a questão do emprego e empreendedorismo no seio da juventude, que é uma grande bandeira desta governação, apresentando o ponto de vista de Cabo Verde e convocando uma parceria mais forte a este nível.

Na Sexta-feira, o Primeiro Ministro desloca-se a São Vicente para encerrar um debate sobre o desenvolvimento das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau e no Sábado ruma a Santo Antão para se inteirar, in loco, dos danos causados pelas chuvas na ilha das montanhas.