Notícias

Primeiro Ministro reúne-se hoje com Barack Obama

 

O Presidente dos Estados Unidos convidou alguns Chefes de Estado e de Governo para um encontro no dia 22 de Outubro, para a discussão de questões fundamentais que se prendem com a gestão de conflitos, a construção de estados e a boa governação, as mudanças climáticas, a agricultura e a segurança alimentar, as fontes de energia e as estratégias e oportunidades de desenvolvimento, para além das relações entre os Estados Unidos e a África.

O convite pessoal de Obama ao Primeiro Ministro é o reconhecimento da boa governação, da dinâmica imprimida ao processo de desenvolvimento, dos fortes investimentos sociais, designadamente na saúde e na educação, que têm contribuído para combater a pobreza e melhorar a qualidade de vida das pessoas, da utilidade e do prestígio de Cabo Verde na arena internacional.  

Cabo Verde tem-se posicionado como um país estável e útil à comunidade internacional, tem contribuído fortemente para o diálogo e a resolução negociada dos conflitos e tem tido uma ampla agenda de crescimento e competitividade da economia.

O Primeiro Ministro deverá aproveitar a oportunidade para apresentar, ainda, questões ligadas às relações bilaterais Cabo Verde/EUA. Apesar da sua pequenez, Cabo Verde tem uma importância geo-estratégica fundamental no corredor do Atlântico onde se insere, daí um grande interesse dos Estados Unidos em aprofundar as relações com essas ilhas.

Cabo Verde quer ter com os EUA uma nova agenda de cooperação que tem como aspectos centrais, a questão da segurança e estabilidade, o ambiente, as energias renováveis, os transportes e as tecnologias informacionais, investimentos, para além de dossiers relacionados com o aprofundamento da democracia, a promoção e a defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e a igualdade e equidade de género.

Por razões de agenda política, o Primeiro Ministro não participará na Assembleia-Geral das Nações Unidas, devendo regressar ao país, imediatamente após o encontro. Cabo Verde estará representado nesse fórum internacional pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Brito.