O Chefe do Governo, José Maria Neves, fez questão de viajar até São Nicolau à frente de uma delegação governamental que incluía o Ministro do Estado, das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio, e o Ministro da Administração Interna, Lívio Lopes, para prestarem a sua solidariedade à população daquela ilha castigada pela fúria das chuvas dos últimos dias, em São Nicolau, e para se inteirarem, in loco, das dificuldades.
Falando à comunicação social, Neves deixou todas as garantias de que o Governo mantém-se atento ao que decorre na ilha de Chiquinho e de que o País está preparado para fazer face a essa situação da melhor forma, seja através do tesouro, seja de outros recursos e programas.
Ainda neste final de semana, a Protecção Civil, de acordo com o seu Presidente, Alberto Fernandes, a Protecção Civil enviou para São Nicolau, uma equipa de 25 fuzileiros navais, especialistas em resgate em terrenos acidentados e outros equipamentos. Mais 25 homens da protecção Civil foram enviados de São Vicente.
Das medidas a serem tomadas pelo Governo, o Primeiro Ministro avançou que será prestado um auxílio financeiro aos pequenos comerciantes que perderam os seus negócios com a força das chuvas.
Também estão já a ser mobilizados os fundos necessários para ajudar a recuperar os danos causados pelas precipitações que esta sexta-feira se fizeram sentir com mais intensidade provocando a morte de uma mãe e dois filhos. Essas obras e outras medidas mais estruturantes serão levadas a cabo ao longo do próximo ano, segundo José Maria Neves.
"Se houver a necessidade de mais recursos, aí sim accionaremos a Cooperação internacional", afirmou o Chefe do Governo, sublinhando, entretanto, que confia que o país saberá dar resposta a mais esse desafio.
A protecção Civil já tem um plano de emergência em curso neste momento. As famílias, garante o Director da Protecção Civil, estão a ser aconselhadas a evacuar as zonas de risco nas encostas das montanhas e caminhos das águas, em caso de ameaça.
Ainda no Sábado, José Maria Neves, acompanhado de Lívio Lopes e da Ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janira Hopffer Almada, esteve reunido de emergência com o Director da Protecção Civil para se inteirar das medidas a serem tomadas para responder às dificuldades.
Também, São Vicente e Santo Antão registam algumas situações complicadas provocadas pelas precipitações mais intensas nessas ilhas.