Notícias

José Maria Neves almoça com Obama

 

O referido almoço acontece nas vésperas de mais uma Assembleia-Geral das Nações Unidas a ocorrer em Nova Iorque e o convite feito pessoal de Barack Obama a José Maria Neves é um reconhecimento da Boa Governação levada pelo Executivo de Neves ao longo desses quase nove anos à frente dos destinos dessas ilhas.

"Cabo Verde tem tido um bom Governo que tem conseguido grandes ganhos no domínio macroeconómico, mas também no domínio dos investimentos sociais, da saúde, das crianças, das mulheres, no combate à pobreza, enfim, na melhoria da qualidade de vida das pessoas", reforça o Primeiro Ministro.

Para além do mais, Cabo Verde tem-se posicionado como "um país estável e útil à comunidade internacional, tem contribuído fortemente para o diálogo, a resolução negociada dos conflitos e tem tido uma agenda forte que serve de referência para outros países africanos", completa numa entrevista à agência Lusa.

Apesar da participação de outros líderes africanos, o Primeiro Ministro confia que terá a oportunidade de discutir questões concretas ligadas às relações bilaterais Cabo Verde/EUA. Isso, porque o país, "apesar da sua pequenez", tem uma importância geo-estratégica fundamental no corredor do Atlântico onde se insere, daí um grande interesse dos Estados Unidos em aprofundar as relações com essas ilhas.

Cabo Verde quer ter com os EUA, uma nova agenda de cooperação que tem como aspectos centrais, a questão da segurança das nossas águas, mas também a nível das novas tecnologias, da educação, da investigação a nível das energias renováveis, entre outros.