O Acordo da Comissão Conjunta traduz o empenho de ambos os parceiros em desenvolver e diversificar a agenda da cooperação económica, comercial e técnica através do estabelecimento de um mecanismo regular de diálogo de desenvolvimento e cooperação consubstanciado num instrumento programático de cooperação que engloba empréstimos concessionais, comerciais e projectos de investimento.
De referir, o diálogo politico-diplomático em curso com vista a formação de uma nova agenda, com um «pipeline» de empréstimos e projectos de investimento no valor aproximado de 240 milhões USD, dentre os quais se destacam a Habitação Social de 100 milhões USD (ST, SV, BV, Maio e Sal), a Cimenteira de S. Cruz (65 milhões USD) a Reabilitação dos estaleiros da CABNAVE (60 – 65 milhões USD) e a re-organização e renovação da Central Eléctrica (10 milhões USD).
O Acordo por troca de notas enquadra-se na promoção do intercâmbio entre jovens cabo-verdianos e chineses, abrindo assim o leque das possibilidades de cooperação. Cabo Verde propõe receber cerca de 13 voluntários para troca de conhecimento nos sectores de Educação, Cultura, Agricultura e Pesca.