Durante o encontro que ocorreu no Palácio da Várzea, os dois políticos certamente terão aproveitado para debater e fazer um balanço da situação na Guiné-Bissau após as eleições de Julho último.
A crise política e social que vem abalando o país parece estar a chegar ao fim com essas eleições ganhas por Malam Bacai Sanha, e as autoridades e o povo guineense concentram-se agora esforços na reconstrução do país.
O encontro com José Maria Neves terá sido uma oportunidade ainda para Sanha, da mesma forma que fez com o Presidente da Republica, Pedro Pires, agradecer o apoio do Governo cabo-verdiano dado à Guiné-Bissau e garantir que o seu país e a sua administração continue a merecer esse apoio.
Recorde-se que o desempenho do Executivo de José Maria Neves à frente dos esforços diplomáticos em torno da crise na Guiné-Bissau terá sido fundamental em todo esse processo de reconstrução da paz e da estabilidade política e social naquele país irmão.
Para além dos contactos permanentes com as autoridades guineenses, Cabo Verde organizou e chefiou várias iniciativas de buscas de soluções para a crise política e social, a nível da CEDEAO e da CPLP.
Esses encontros terão sido cruciais para conseguir o apoio internacional para a realização das eleições últimas. Dois exemplos são os encontros realizados recentemente em Cabo Verde, a nível dos Chefes de Estado-Maior e Ministros da Defesa dos países da CEDEAO e também da CPLP em Março e Maio último, respectivamente.