Notícias

Novos investimentos do Governo vislumbram fim de embargo aos produtos agrícolas de Santo Antão

Dentro de 10 meses, sensivelmente, as obras do novo Centro de Inspecção e Embalagem de Produtos Agrícolas em Porto Novo (perto do Cemitério), devem ser concluídas. Uma obra financiada pelo pacote Millenium Challenge Account (MCA) dos Estados Unidos e que permitirá tratar e embalar aproximadamente 3 mil 950 toneladas de produto por ano. Só a construção da infra-estrutura custará cerca de 65 mil contos.

Uma infra-estrutura que permitirá, com a devida inspecção e embalagem dos produtos, voltar a exportar para as outras ilhas e, quiçá, mesmo para o estrangeiro, fazendo com que Santo Antão possa cumprir o seu real potencial agrícola, como afirmou o Chefe do Governo. Também Fogo e São Nicolau recebem neste momento investimentos semelhantes.

As boas novas para Santo Antão não acabam aqui, já que o Centro faz parte de um projecto integrado financiado pelo MCA. Várias outras obras foram lançadas ou inauguradas neste fim-de-semana.santaoneves1

 

 

 

 

 

 

É o caso ainda do projecto de valorização dos perímetros baldios de Ponte Sul e Ribeira Fria, cujo acto de lançamento da primeira pedra foi também presidido por José Maria Neves, acompanhado do Ministro do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dois Recursos Marinhos, José Maria Veiga.

Essas duas extensas zonas áridas serão completamente transformadas em terreno cultivável, sendo que já há um furo e que, segundo as perspectivas, contém bastante água para transformar aquela zona. Também fazem parte do mesmo a construção de reservatórios, um espelho de captação de água, construção de diques, plantação de árvores, construção de bebedouros, formação, etc.

Esse projecto irá beneficiar pelo menos 38 famílias directamente, que habitam aquelas áreas e que, a partir de agora irão dedicar-se exclusivamente à agricultura. É também uma forma de combate à desertificação, para além de um meio eficaz de combate à pobreza.santaoneves2

 

 

 

 

 

 

José Maria Neves também inaugurou um dos 14 sistemas modernos de rega localizada, desta feita na zona de Rocha Grande, no valor de 15 mil contos e que contém um reservatório de 200 toneladas no vale da Ribeira da Torre no Paul.

Trata-se apenas de um dos 14 sistemas idênticos a serem inaugurados de uma assentada no Paúl e que permitirá maior captação e uso mais racional da água dos furos para a agricultura.

O Chefe do Governo foi ainda a lançar as obras de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Ribeira da Torre, obras essas financiadas pela União Europeia.

Estes são apenas alguns dos investimentos feitos pelo Governo nos últimos tempos em Santo Antão e que, a contar com os investimentos do Ministério de Estado, das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, ultrapassam de longe os 6,5 milhões de contos.