Notícias

MECC debate formação dos recursos humanos no turismo em Cabo Verde

A escolha deste tema parte do pressuposto de que para um desenvolvimento efectivo do turismo em Cabo Verde tem que haver recursos humanos devidamente qualificados e especializados nos vários domínios. Com a entrada em funcionamento da Escola de Turismo e Hotelaria de Cabo Verde e as tendências turísticas actuais será necessário oferecer um serviço de qualidade compatível com um modelo de desenvolvimento sustentável.

No essencial será uma forte sensibilização para as áreas de hotelaria e turismo, na existência, a nível nacional, de alternativas de formação de base, adaptadas ao mercado que se pretende atrair e a possibilidade de formação contínua.

Recorde-se que o MECC reuniu pela segunda vez o seu Conselho Nacional de Turismo no dia 24 de Abril último, tendo como tema principal o Turismo e a Segurança.

Na ocasião saíram algumas recomendações relacionadas ao tema, nomeadamente a unificação de esforços de todas as entidades envolvidas na actividade turística na comparticipação das acções preventivas de segurança a necessidade de fornecer informações aos turistas, para que eles sejam os próprios protagonistas da sua segurança e a diversificação dos produtos turísticos consoante a especificidade de cada ilha, minimizando os impactos do "all inclusive".

Para além disso, ficou concluído que os membros do Conselho Nacional de Turismo devem participar na apreciação do Master Plan do Turismo, e dar atenção à problemática da conjuntura internacional no sentido de aproveitar as oportunidades que nela estejam subjacentes. Quanto à segurança alimentar, o controlo deve ser feito desde a produção, evitando ou minimizando os riscos para o consumidor final.

O Conselho Nacional do Turismo (CNT) é o órgão consultivo do Ministério de Economia, Crescimento e Competitividade para o sector do Turismo que tem, entre várias outras competências assegurar a participação de representantes da actividade económica privada, bem como de personalidades de reconhecida competência e mérito, na concepção, acompanhamento e avaliação das políticas prosseguidas pelo Ministro para o respectivo sector e informar o MECC dos dados essenciais para a necessária articulação com políticas de actuação do âmbito de outros ministérios que se revelem importantes para as condições de funcionamento do sector.