A estrada é por si só uma obra tão bela que levou o Ministro do Estado, das Infra-estruturas, Telecomunicações e Transportes, Manuel Inocêncio Sousa a considerá-la uma atracção turística em si.
José Maria Neves, mostrou-se orgulhoso da obra, afirmando, como já havia feito em outras paragens, que "é nosso destino (do actual Governo) fazer grandes obras", prometendo continuar com a mesma força e determinação para fazer de Cabo Verde um país moderno, desenvolvido e competitivo. "Um país que orgulhe os nossos avós".
A impressionante moldura de carros que participou do cortejo (algo só comparado à festa da inauguração da estrada Porto Novo/janela em Santo Antão) pela estrada testemunha a grandeza e a importância da obra para São Vicente.
A estrada, para além de facilitar o acesso à aquela zona, abre todo um novo espaço de expansão urbana para o desenvolvimento futuro de São Vicente.
Ainda sobre a composição do cenário que envolve a estrada, as belas e imponentes dunas de areia ao longo dela são outra grande atracção e que importa preservar, como aludiu a Presidente da Câmara de São Vicente, Isaura Gomes, apelando ao apoio de todos os são-vicentinos para impedirem que a apanha descriminada e ilegal de areia possam pôr em risco tão importante património.
Para ajudar nessa preservação, as dunas de areia estão protegidas com muros que dificultam o acesso de viaturas a elas.
Com sete km de extensão e seis de largura, com duas faixas de rodagem, a estrada impressiona também pela sua arquitectura, com sistema de drenagem de águas pluviais e com pelo menos duas pracetas e miradouros para que os utentes possam "curtir" uma vista única.
O custo total da obra foi de 670 mil contos suportados pelo Governo de Cabo Verde e Portugal.
Recorda-se que a inauguração do Aeroporto Internacional da ilha deveria acontecer durante esta viagem de José Maria Neves a São Vicente, mas por uma avaria no avião da SATA, agencia internacional que supervisiona os processos de certificação de aeroportos, ela ficou adiada para uma data a marcar.
De acordo com Manuel Inocêncio Sousa, a finalização do processo de certificação do aeroporto deverá acontecer nos próximos dias, ou meses, estando tudo dependente da vinda do avião para a sua conclusão e consequente abertura para voos internacionais.