A abertura deste Ciclo de Conferências foi feita pelo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Coronel Fernando Pereira, que na ocasião asseverou que o ciclo de conferências que ora se inaugura, "inscreve-se no propósito do incremento da interacção entre as Forças Armadas e outras entidades públicas e da sociedade civil. (…) É uma forma de promover o contacto dos militares com assuntos pertinentes (…)."
A conferência inaugural esteve a cargo do António Nascimento, Conselheiro Diplomático do Primeiro-Ministro, António Nascimento, que apresentou o tema "Parceria Especial, Cabo Verde União Europeia", e contou com a moderação da, Coordenadora da Divisão das Nações Unidas da Direcção Geral da Política Externa, Tania Romualdo.
Segundo Nascimento "a construção da Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia decorre de uma leitura correcta e oportuna dos interesses vitais do nosso país e da necessidade de definição de um quadro relacional mais abrangente, susceptível de abarcar um leque de desafios contemporâneos que se colocam ao país".
Incidindo sobre o pilar Segurança e estabilidade, materiais caras para a instituição castrense, a temática mereceu da parte da audiência considerações "muito pertinentes, para além de ter suscitado comentários e habituais perguntas, num evento do tipo".
Este ciclo de conferências, estruturara-se em dois momentos diferentes, sendo o primeiro a acontecer neste mês de Julho, com duas conferências e o segundo no mês Novembro, também com duas conferências.