Confrontado com esta situação delicada como considera em comunicado à imprensa, não obstante os contactos feitos com os referidos órgãos para se corrigir a notícia (lamentavelmente nem todos o fizeram) e, para se evitar qualquer tipo de dúvida, entende o Ministério da Saúde esclarecer a opinião pública cabo-verdiana de que até esta data, foram confirmados apenas 3 casos de Gripe A (H1N1) em Cabo Verde, como consta do Site da Organização Mundial da Saúde (http://www.who.org/).
Na verdade, sublinha o comunicado do MS, como actividade normal de vigilância epidemiológica, têm sido investigados mais pacientes com sintomas de Gripe que estiveram em contacto com os casos confirmados ou que vieram de países afectados pela doença.
Segundo a Directora-Geral de Saúde, Jaqueline Pereira, que prescreveu o comunicado, ao todo já foram investigados 13 casos, tendo como resultado 3 positivos, 7 negativos e 3 à espera de resposta. Informou para já que os números actualizados sobre casos confirmados serão disponibilizados nos sites oficiais do Ministério da Saúde (http://www.minsaude.gov.cv/) e da Organização Mundial da Saúde (http://www.who.org/).
No entanto, o MS reafirma o seu compromisso de manter a população informada sobre a evolução da situação no país e apela mais uma vez a colaboração de todos, em especial dos órgãos da comunicação social, para que Cabo Verde possa enfrentar com a necessária serenidade a pandemia da Gripe A (H1N1).