Falando a uma plateia de empresários e também trabalhadores, jovens e menos jovens, José Maria Neves abordou a política integradora e promotora do empreendedorismo como forma de criação de novos postos de emprego, que o Governo vem tentando incrementar.
Uma política que aborda desde o investimento na educação e na formação profissional para mais e melhor capacitação dos jovens para que saibam desenvolver um espírito empreendedor, fundamental para que Cabo Verde continue na senda do Desenvolvimento.
Uma política assentada também na criação de incentivos ao empreendedorismo jovem, através também da criação de um Banco virado especificamente para o financiamento de pequenas e médias empresas, o Micro-crédito, ou incubadoras de empresas.
O Governo está a fazer a sua parte, desenvolvendo o país, criando a estabilidade macroeconómica, investindo na criação de melhores infra-estruturas e condições para a captação de investimentos externos, produzindo novas oportunidades de emprego e de negócios, seja no turismo, na área das novas tecnologias, através do programa de infra-estruturação (redes viárias, aeroportos, hospitais, escolas etc.).
Actividades como esta Feira do Emprego e Empreendedorismo são fundamentais para se conseguir uma desejada articulação e engajamento de todos os actores sociais no processo do combate ao desemprego e de desenvolvimento do país. São necessários para a discussão de políticas integradas de combate ao desemprego.
Para o PM, só se conseguirá estabelecer melhores condições para a criação de emprego no país, se todos os actores sociais e económicos, empresários e empresas, Governo, autarquias, administração pública em geral e sociedade em geral, estiverem em devidamente envolvidos e em plena articulação. (Clique aqui para ler na íntegra o discurso de sua excelência, o PM José Maria Neves.)