De acordo com o Primeiro Ministro, a inauguração daquelas instalações mostram a determinação do Governo em modernizar o meio rural. "Temos de fazer tudo para modernizar o meio rural cabo-verdiano, levar infra-estruturas, electricidade, água, estradas, portos, aeroportos, criar cidades e levar liceus, hospitais e centros de saúde", afirma.
Porém, essa modernização deverá, também, englobar os serviços de Administração Pública, através das novas tecnologias informacionais, "mostrar que é possível, em qualquer ponto de Cabo Verde, prestar serviços finais às pessoas.
A presença de José Maria Neves nesse evento foi precisamente "para mostrar que é possível!", avançar. E acrescenta que "faz parte de todos os sonhos nossos" inaugurar um serviço dessa importância e com essa qualidade no interior, lembrando que Cabo Verde atravessou um longo caminho até aqui.
Uma iniciativa muito louvada pelo Presidente da Câmara local, Fernando Borges que assinala, justamente o conceito de modernidade inserido com este novo edifício e os serviços oferecidos ali, "pondo ao serviço dos munícipes um serviço altamente qualificado, com tecnologia de ponta e com servidores com essa vontade fazer mais e melhor para o desenvolvimento do nosso município".
Esse entusiasmo é, com certeza, compartilhado pelo Director-Geral dos Registos, Notariados e Identificação, Jorge Pedro Barbosa que salienta o enorme esforço do Governo e do Ministério da Justiça em modernizar os serviços de Registo e Notariado, com forte aposta na melhoria das infra-estruturas.
Quem também não segurou o entusiasmo foi Ntoni Denti D'Oro, um dos filhos ilustres de São Domingos, que com a espontaneidade que lhe é peculiar até cantou e fez cantar para extravasar a sua alegria.
Brevemente será inaugurado o novo edifício do Serviço dos Registos Prediais e automóveis em São Vicente, assim como as remodelações dos Serviços em São Filipe e nos Mosteiros, será também inaugurada uma nova delegação no Fogo, bem como a remodelação do edifício dos Registos em Santa Catarina na ilha de Santiago e a instalação do Serviço na Boa Vista.
Modernização dos Serviços
Todavia, os investimentos no serviço dos Registos, Notariado e Identificação vão para além das infra-estruturas físicas.
Inserido no projecto da reforma do Estado, há todo um conjunto de melhorias que, mais do que dar "cara nova" ao espaço físico, conferem maior qualidade, eficácia e rapidez aos serviços oferecidos aos utentes em todo o país, garante a Ministra da Justiça Marisa Morais.
São projectos como a "Casa do Cidadão" e serviços como a "Empresa no Dia", ou as Certidões on-line, certificados de Registo Criminal etc. No plano da formação e qualificação de quadros o Governo tem encetado enormes esforços.
Neste momento, por exemplo, decorrem dois concursos para ingresso nas carreiras a nível de notários e conservadores como dos ajudantes.
Houve, mesmo a nível dos mais altos quadros, grandes evoluções, sendo que hoje fazem parte do quadro daquele Serviço, em todo Cabo Verde, cerca de 17 licenciados em Direito.
Há ainda perspectiva de preencher as restantes vagas, elevando o número para 25 licenciados em Direito, comenta Jorge Barbosa.