Fortalecer a economia privada, por contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas; promover as condições para uma maior integração do país no sistema do mercado global; estabelecer associações e melhorar o ambiente económico a nível nacional; bem como reforçar a confiança nas relações comerciais traduzem-se nas prioridades do Sistema Nacional de Qualidade (SNQ).
Os objectivos económicos e sociais da política dos Estados tendem hoje, e cada vez mais, a integrar o desenvolvimento da qualidade de produtos e serviços e a inovação, como factores essenciais do aumento da produtividade em geral e da competitividade dos produtos nacionais. É neste sentido que o referido evento promovido pela ARFA pretende lançar as bases sólidas para a instalação de um Sistema Nacional de Qualidade em Cabo Verde.
De acordo com a ARFA, Cabo Verde também se coloca na actual conjuntura internacional marcada pela globalização, a necessidade de estabelecer e implementar uma política para a qualidade, abrangendo instituições, agentes económicos, produtos e serviços. Essa política passa, por um lado, pela promoção de apoio à gestão da qualidade nas empresas em especial as de pequena e média dimensão mediante o desenvolvimento integrado dos instrumentos da qualidade e, por outro lado, pela criação e aplicação de uma disciplina visando a salvaguarda da saúde pública, segurança de pessoas e bens, defesa do ambiente, racionalização do consumo da energia, protecção dos consumidores e a melhoria das condições de trabalho.
Refira-se que a sessão de abertura das Jornadas de Infra-estrutura da Qualidade, a ter lugar na sala de conferências da Biblioteca Nacional, será presidida pela Ministra da Economia, Crescimento e Competitividade, Fátima Fialho.
Para mais informações sobre o SNQ, consulte o site da ARFA, através do link directo à esta página: http://www.arfa.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=179&Itemid=2