Notícias

PM lança primeira pedra de estrada Cascabulho-Pedro Vaz

Foi uma manhã extremamente positiva para a ilha do Maio com estas duas cerimónias. A primeira marca o arranque das obras da estrada Cascabulho/Pedro Vaz, que será ampliada e asfaltada, encurtando as distâncias entre estas duas importantes localidades e completando o anel rodoviário da ilha do Maio.

A estrada a ser construída, que é co-financiada pelos Governos de Cabo Verde e Portugal, terá uma extensão de 7,5 km e está orçada em 365. 475.411 Escudos. O prazo de conclusão da obra é de 14 meses e será executada pelo consórcio luso-caboverdiano Monte Adriano e Empreitel Figueiredo. lancamento_1pedramaio1

 

 

 

 

 

 

 

Outro projecto importante é a ampliação e modernização do Porto Inglês que dá o nome à vila, e cujas obras, segundo Manuel Inocêncio Sousa, devem iniciar brevemente.

Mais exemplos são as obras também hoje inauguradas, de remodelação, modernização e ampliação do novo aerogare do aeródromo do Maio. Essas obras vêm concluir um processo que iniciou ainda no ano passado com a reconstrução e ampliação de toda a pista do aeródromo resolvendo definitivamente o problema de segurança que chegou a originar o fecho do aeródromo por algum tempo.

O aerogare foi ampliado com a construção de um terminal de embarque e um de desembarque de passageiros, novas instalações e equipamentos de serviços de controlo do tráfego aéreo, equipamentos de auxílio nos serviços de check-in de passageiros (Balança, tapetes rolantes para bagagem etc.). Tudo, diz o Presidente do Concelho de Administração da ASA, Mário Paixão, para melhorar a segurança e o conforto dos passageiros.lancamento1pedramaio2

 

 

 

 

 

 

 

Há cerca de um ano inaugurava-se a estrada Figueira/Alcatraz, o Centro de saúde está em construção e novas obras são esperadas. É o caso do novo Liceu do Maio que já tem financiamento garantido. Todas essas obras em áreas estratégicas, como os transportes marítimos, aéreos, rodoviários, saúde, educação fazem parte de uma estratégia para que o Maio possa cumprir a sua vocação de ilha turística.

"Estamos a construir os alicerces", diz o PM, para que hajam mais e melhores empregos, menos pobreza e maior desenvolvimento da ilha. Durante a sua intervenção, José Maria Neves chamou a atenção para o enorme esforço que o Governo vem fazendo na modernização e infra estruturação de todo o país, com novas obras lançadas e inaugurações quase que todos os fins-de-semana. lancamento1pedramaio3

 

 

 

 

 

 

 

São grandes intervenções nas áreas já referidas, mas também a nível do saneamento, da água da energia e outros domínios fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde.

Momento de união

Esse imenso pacote de obras públicas, para além de estruturante é também uma forma que o Governo encontrou, explica José Maria Neves, de compensar e dinamizar o mercado da construção civil, afectado pela grave crise financeira internacional, para que continue a garantir os muitos postos de emprego. Assim, o país estará também melhor preparado para "enfrentar o pós-crise" e continuar a crescer e a desenvolver.lancamento1pedramaio4

 

 

 

 

 

 

 

Neves apela a todos os cabo-verdianos sem excepção, para que se unam neste momento difícil para que Cabo Verde possa sair mais forte. "Não é o momento de atacar as Câmaras, os empresários ou os governos", frisa, mas sim de "união e de diálogo".