A deslocação do Chefe do Governo às Canárias figura como uma excelente oportunidade para, em conjunto, com o Governo daquele arquipélago analisarem o estado actual e as perspectivas de consolidação e aprofundamento das relações de cooperação intergovernamental e económico-empresarial existentes entre Cabo Verde e Canárias, no quadro da institucionalização de uma cimeira entre os dois chefes de Governo, a realizar-se anualmente.
Esta visita reveste-se de particular interesse, também no quadro da Parceria Especial que está-se a construir com a União Europeia, pois, vai permitir discutir com o Presidente do Governo das Canárias, que é, igualmente Presidente das Regiões Ultraperiféricas, o reforço da cooperação entre Cabo Verde e as regiões da Macaronésia, por um lado, e o reforço das relações entre o nosso país e a União Europeia e regiões ultraperiféricas da EU, por outro.
No dia 16, terça-feira, José Maria Neves mantém encontro de trabalho com o Presidente do Governo Regional das Canárias e efectua visitas a alguns centros de interesse, designadamente à Casa de África, ao Instituto Tecnológico e à Rádio Essa e reúne-se, igualmente, com os estudantes cabo-verdianos em Las Palmas e Tenerife.
Em Tenerife, o Primeiro-Ministro preside a cerimónia de abertura da Conferência de Reitores das Universidades Africanas na Universidade de La Laguna e visita o Instituto Tecnológico de Energias Renováveis.
Cabo Verde e Canárias desenvolvem uma cooperação frutífera, cujas relações nasceram nos finais dos anos 80 e ganharam um novo impulso a partir de 1999, com a assinatura do Convénio Quadro de Cooperação. Desde então, o Governo das Canárias tem vindo a apoiar o nosso país em vários sectores, nomeadamente descentralização e o reforço do poder local, emprego e formação profissional, educação, turismo, recursos hídricos, ambiente, entre outros.
Diversos projectos foram já implementados no quadro dessa cooperação com resultados bastante positivos para Cabo Verde, dado às similitudes existentes entre os dois arquipélagos, não só pelo modelo geográfico, como também, pelo modelo de desenvolvimento económico que baseia-se no turismo, como uma das suas alternativas.
O chefe do Governo far-se-á acompanhar da Ministra da Economia, Crescimento e Competitividade, Fátima Fialho, e do Secretário de Estado da Educação, Octávio Tavares.