Ainda antes da reunião do Comité do Património da UNESCO, o Governo, segundo uma nota de imprensa do Ministério da Cultura, criou um Comité de Gestão do Sítio Histórico da Cidade Velha. Neste momento, o Ministério da Cultura está a negociar os consensos necessários para a designação e instalação dos seus membros, em colaboração com a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.
Frisa-se que o Governo, em tempo útil, aprovou já todos os diplomas exigidos. Também a Diocese de Santiago, que é convidada a integrar a Comissão de Gestão, será também ouvida quanto aos elementos que integram o Comité de Gestão.
Recorde-se que o parecer do ICOMOS sobre o dossier foi favorável, tendo, no entanto, levantado algumas questões relativas ao pacote legislativo que estava incompleto e, ainda, relativas a necessidade de criação de um largo consenso à volta da gestão desse sítio histórico.
A delegação Cabo-verdiana a representar Cabo Verde no encontro da UNESCO como estatuto de observador é integrada ainda pelo Presidente do Instituto de Investigação e do Património Cultural, pelo Coordenador do Dossier de Candidatura, pelo jornalista Alcino Costa, além do presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande Santiago.
O Ministério da Cultura informa, igualmente, que em momento oportuno, dará a conhecer ao País, todo o processo e todas as diligências desse complexo dossier de Candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade.