O encontro, que pretende instituir um espaço para reflexão e debate de conteúdos temáticos que enquadram as novas perspectivas e abordagens da gestão pública local, conta trazer outras experiências, designadamente de Portugal, do Brasil e de outros países.
A realização deste fórum internacional surge no momento em que, segundo uma nota de imprensa do MDHOT, os complexos desafios colocados aos governantes pelos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM) não podem ser abordados somente a partir do topo. Por isso, as próprias autoridades locais têm vindo a reafirmar a necessidade imperiosa da intervenção ao nível local no sentido da convergência das políticas públicas para a realização dos ODM na sua dimensão local.
A mesma nota refere ainda que muitas formas e abordagens inovadoras para melhorar o apoio à governação local para o desenvolvimento têm vindo a emergir. A construção de instituições e parcerias entre indivíduos, a cooperação e intercâmbio cultural sobre questões de interesse comum entre as autoridades locais e no desenvolvimento, o empreendedorismo local e os mecanismos de participação directa no processo de desenvolvimento, o orçamento participativo, a gestão estratégica do território, são dentre muitas, algumas destas abordagens, que devem ser exploradas e capitalizadas.