A criação de um ambiente favorável para a promoção e implementação de programas relativos à Saúde Mental; a integração da atenção à Saúde Mental nos diferentes níveis da prestação de cuidados de saúde, incluindo no dos cuidados primários; o reforço das actividades de protecção e promoção da Saúde Mental e do apoio à reabilitação e reinserção social dos grupos mais vulneráveis compõem, entre outros, os Grandes Eixos Estratégicos da Estratégia Nacional de Saúde Mental.
Além disso, a qualificação, adequação e valorização de recursos humanos para a Saúde Mental; a promoção da colaboração multisectorial e do envolvimento da comunidade; o desenvolvimento da investigação em Saúde Mental e a Mobilização de fundos para a sustentabilidade das acções em Saúde Mental, constituem ainda outros temas dos Eixos Estratégicos da Estratégia Nacional de Saúde Mental.
Uma nota de imprensa do Ministério de Saúde, sublinha que ninguém ignora que as doenças mentais gozam ainda de um pesado estigma social em Cabo Verde, e que muitas famílias ocultam a existência de tais doentes no seu seio. Por isso, solicita à Comunicação Social maior difusão possível para a participação da sociedade civil no encontro, como também estimular a participação de todos no esforço em curso para melhorar as possibilidades de atendimento dos portadores de perturbações mentais.
A cerimónia de abertura deste encontro, prevista para às 09.00horas, será presidida pelo Ministro de Estado e da Saúde, Basilio Moço Ramos e conta com a Presença do Representante da OMS em Cabo Verde.