Notícias

MECC debate turismo e segurança

Uma nota de imprensa do MECC indica que a escolha deste tema para ser analisado pelos membros do Conselho Nacional de Turismo, deve-se ao facto de a segurança constituir um elemento fundamental na oferta turística e representa um factor condicionante da imagem de qualidade dos destinos turísticos. O objectivo do encontro é o de debater a importância e o impacto da segurança para o desenvolvimento do turismo cabo-verdiano. A problemática da segurança física e da segurança alimentar são os dois subtemas a serem analisados pelos membros que compõem o Conselho Nacional do Turismo.

O Turismo constitui um sector estratégico para o crescimento económico de Cabo Verde. Segundo dados do Banco de Cabo Verde (BCV), o sector do Turismo gerou receitas de 26,8 milhões de contos cabo-verdianos em 2007. E dados do Inquérito à Movimentação de Hóspedes do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), apontam que, em 2008, entraram nos estabelecimentos hoteleiros, cerca de 333. 354 (trezentos e trinta e três mil, trezentos e cinquenta e quatro) hóspedes. Nestes estabelecimentos, foram registadas 1.827.196 dormidas, representando um crescimento de 27% em relação ao ano anterior.

O Conselho Nacional do Turismo (CNT) é o órgão consultivo do Ministério de Economia, Crescimento e Competitividade para o sector do Turismo que tem como principais competências, nomeadamente assegurar a participação de representantes da actividade económica privada, bem como de personalidades de reconhecida competência e mérito, na concepção, acompanhamento e avaliação das políticas prosseguidas pelo Ministro para o respectivo sector.