Notícias

Governo recebe Certificado do Projecto de conservação do Palácio da Várzea

As obras de conservação e de remodelação do Palácio do Governo que custaram 2,5 milhões de dólares (208.753.036  escudos cabo-verdianos), foram financiadas no âmbito das ajudas gratuitas concedidas pelo Governo chinês no quadro da cooperação económica e técnica existente entre os dois países.

O documento da entrega do certificado foi assinado, respectivamente, em representação dos seus países, pelo Director Geral da Cooperação Internacional, António Pedro Alves e pelo Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada da RPChina na Praia, Liu Ke Xin.

Na cerimónia, António Pedro Alves realçou que "a nossa cooperação com China tem-se desenvolvido quer em quantidade, quer em qualidade. Basta ver para a nossa cidade, para constatarmos que as obras de excelências foram construídas por esta cooperação".

Referiu-se, ainda, às obras existentes no sector da pesca, da agricultura, da formação e outros. Adiantou que na área da formação está previsto para este ano, a deslocação, à China, de vinte estudantes para formação a nível de licenciatura, pós graduação e doutoramento.

Outras obras já em carteira, no âmbito da ajuda chinesa, mencionadas por António Pedro Alves foram as do Hospital Dr. Agostinho Neto, escolas secundárias e o estádio Nacional. Para esta última, em particular, "está previsto a deslocação, na próxima semana, de uma equipa técnica à China para a aprovação do ante projecto da sua construção", avançou.

Por sua vez, Liu Ke Xin afirmou que "este acto é um símbolo de amizade existente entre os dois países que irá ser reforçado com novos projectos de construção. Esta acção além de reforçar a nossa amizade, promove um intercâmbio de técnicos no sector da construção e ajuda ao desenvolvimento do país".

As obras de conservação do Palácio do Governo foram executadas num período de vinte meses, tendo sido iniciadas em Fevereiro de 2006. 

No acto estiveram presentes a Ministra da Presidência do Conselho de Ministros, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e o Embaixador chinês acreditado na Praia.

Recorda-se que Cabo Verde e a República Popular da China estabeleceram relações diplomáticas a 25 de Abril de 1976. A partir dessa data, a cooperação entre os dois países não parou de crescer e de diversificar-se, e a China transformou-se hoje num dos mais importantes parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde.