Notícias

França e Cabo Verde abordam integração da comunidade cabo-verdiana

As discussões entre os dois governantes irão centrar-se, sobretudo, a nível das excelentes relações já existentes entre os dois países e, no domínio político, serão abordados temas como o desenvolvimento da cooperação descentralizada, além de dos que já foram referidos.

Neste âmbito, recorde-se, França e Cabo Verde, assinaram a 25 de Novembro de 2008, em Paris, o acordo de gestão concertada sobre fluxos migratórios e o desenvolvimento solidário, que prevê o estabelecimento de mecanismos de facilitação de vistos para a mobilidade de um grupo alvo específico da população dos dois países, a implementação de um programa, por ambas as Partes, que irá contemplar a emigração para o trabalho temporário para mais de 40 profissões elencadas no anexo do acordo.

O acordo, aprovado, na semana passada, pelo Governo de Cabo Verde, em Conselho de Ministros, irá permitir aos dois países, através de um comité de seguimento, ter, em devida conta, a evolução da integração desejável e harmoniosa dos cabo-verdianos residentes em França, e com maior ênfase para a problemática dos jovens descendentes.

 

O Ministro Francês da Imigração terá a oportunidade de visitar no interior da ilha de Santiago, e no Concelho de Santa Catarina, projectos que foram financiados pela França, no âmbito do desenvolvimento solidário e que contaram com a intervenção de algumas associações de cabo-verdianos radicados naquele País. 

Ainda no quadro da sua visita a Cabo Verde, Eric Besson será recebido em audiência pelo Presidente da República, Pedro Pires.