José Maria Neves não poderia esperar uma recepção mais calorosa. Tão logo chegou a comitiva do Primeiro Ministro começaram as palmas e manifestações de carinho dos cabo-verdianos que acorreram ao largo do Paços do Concelho local, ao qual se juntaram muitos naturais vila-franquenses.
Emocionado com o som familiar de um grupo de senhoras batucadeiras e pela "ginga" de um grupo de jovens crioulas, Neves confessou-se "orgulhoso" por ver e ouvir que Santa Catarina e Cabo Verde estão presentes em Vila Franca de Xira. Nessa Quarta-feira, 25 de Março de 2009, aquele município português transformou-se um pouco num Cabo Verde ao longe, fazendo o Primeiro Ministro se sentir "em casa".
Um momento bonito e que traduz, segundo a Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, as excelentes relações de amizade e cooperação entre aquele município português e o nosso país, mais concretamente Santa Catarina com o qual mantêm uma longa relação de cooperação, ainda, dos tempos em que José Maria Neves era o seu edil em 2000.
Comovido com aquela recepção, José Maria Neves realçou a troca cultural entre as duas autarquias e afirmou que momentos como "esses pequenos detalhes" é que ajudam a fortalecer ainda mais as relações entre Portugal e Cabo Verde, pois que as relações entre dois estados "não se fazem apenas no âmbito da assinatura de protocolos", salienta.
O Chefe do Governo destacou, ainda, a importância de Vila Franca de Xira que diz ficar-lhe "gravado na memória", pois que foi com aquela autarquia que apreendeu sobre a importância estratégica das relações com Portugal e das relações inter-municipais. "Foi o meu primeiro contacto para restabelecer uma relação com Portugal", recorda.
Foi justamente durante a sua gestão à frente de Santa Catarina que as relações com Vila Franca de Xira começaram a fortalecer-se. Foi nesse período que o município da ilha de Santiago conseguiu o apoio financeiro e material para por de pé a actual biblioteca municipal em Assomada e foi, também, então que se construiu o jardim de infância de Pico Freire, hoje indexada ao município de São Salvador do Mundo, mas que na altura era parte do Concelho de Santa Catarina.
O Primeiro Ministro destaca a grande amizade que construiu com Xira e em especial com a edil Maria da Luz Rosinha, que não coincidentemente foi sua única convidada estrangeira para assistir, em 2001, a tomada de posse do Governo nacional encabeçado por ele.
Por seu lado, Maria da Luz Rosinha retribuiu a gentileza prometendo tudo fazer para continuar a aprofundar as relações com Cabo Verde e com Santa Catarina.