O Governo de Cabo Verde pretende transformar Cabo Verde numa plataforma de prestação de serviços em matéria de telecomunicações e novas tecnologias e este é mais um projecto nesta linha.
O novo Cabo submarino ficará pronto nos finais de 2010 e ligará Portugal a Cabo Verde e toda a Costa Ocidental africana. Este vai custar um investimento de 50 milhões de euros, a ser dividido em partes iguais para as duas empresas.
O novo cabo vai permitir, para além de ampliar a capacidade das telecomunicações em Cabo Verde, prevenir, em situações de avarias ou outras situações anómalas da actual linha, que Cabo Verde não fique sem conexão com o mundo, como já aconteceu em algumas ocasiões.
No mesmo dia, a CVMultimédia inaugurou mais um canal da ZAP, o Benfica TV, para alegria dos amantes do desporto e do Benfica, em particular.
José Sócrates regressou a Portugal na madrugada de Sábado para Domingo, com a certeza que as relações entre Cabo Verde e Portugal nunca mais serão as mesmas e que de facto inaugurou uma nova etapa de uma cooperação muito mais frutífera e próspera para ambos os países.
A nível das novas tecnologias, destaca-se, também, o Programa "Mundu Novu" em que Portugal irá contribuir com Cabo Verde na feitura de um computador específico para o programa, chamado "Gota d´ága", uma espécie de versão crioula do actual "Magalhães".
Ainda, a nível das infra-estruturas, Portugal deverá abrir uma linha de crédito de 200 milhões de euros nos próximos anos para que Cabo Verde possa continuar com o seu projecto de infra estruturação.
Vários outros acordos foram assinados entre os dois governos, incluindo o compromisso de organizar uma Cimeira idêntica a esta primeira realizada na cidade da Praia, de dois em dois anos.
Para além de Cabo Verde, Portugal só tem um acordo idêntico com a Espanha e o Brasil, o que diz muito sobre a importância e a excelência das relações entre esses dois países e sobre o caminho percorrido por Cabo Verde em matéria de governação.