De acordo com uma nota de imprensa do MNECC, o Comité de Pilotagem vai analisar e decidir um plano de acção para a operacionalização do Instituto, um programa para a fase preparatória e respectivo orçamento para 2009 – 2010 e, igualmente, irá elaborar uma estratégia de mobilização de recursos e constituição de um fundo de capitalização.
O Comité de Pilotagem é o órgão provisório do Instituto, devendo mais tarde ser substituído por um Conselho de Administração que, segundo o modelo de gestão proposto, integrará académicos, políticos, empresários e representantes da sociedade civil.
A decisão de criar o Instituto de África Ocidental para a integração regional, com sede na cidade da Praia, foi tomada pelos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, em Janeiro de 2008, com base numa proposta do governo de Cabo Verde e da UNESCO.
"O projecto de Instituto de África Ocidental será lançado oficialmente em 2010, com estatuto jurídico definido e o primeiro programa de investigação e formação aprovado", informa a nota do MNECC.