Durante a sua visita, o Chefe do Governo pôde ver de perto as instalações da escola como os laboratórios técnicos de ensino das disciplinas de construção civil como a electricidade.
Ele pôde também, à semelhança do que aconteceu na passada sexta-feira, na escola Pedro Gomes, estar com os professores e com os alunos para uma Aula Magna sobre as possibilidades para a juventude e o papel da educação no processo de transformação de Cabo Verde.
José Maria Neves elogiou o trabalho feito na Cesaltina Ramos e considerou que liceus com as duas vertentes técnica e geral são a solução do futuro para Cabo Verde a nível do ensino secundário. "Esta é uma escola do futuro. Nós queremos conhecer muito bem esta experiência da Escola Cesaltina Ramos e poder ampliá-la a todas as ilhas", diz o Chefe do Executivo.
Todavia, a indicação, de acordo com a reforma em curso do sistema de educação é para o alargamento dessa experiência em todas as escolas secundárias do país, ou seja, para a implementação de ambas as valências técnicas e geral em todos esses estabelecimentos de ensino, cirando assim, "mais oportunidades de formação aos jovens", considera.
Aliás, salienta o PM, este é um processo que já está a acontecer gradualmente com a implementação desse sistema em algumas escolas de Santo Antão e em São Nicolau. Falando aos professores, José Maria Neves destacou o papel das escolas na formação de cidadãos conscientes e desafiou as escolas a funcionarem como verdadeiros pólos de formação, também, culturais e desportivos, além de académica.
O Chefe do Executivo, também, apelou a uma sã competitividade entre as escolas e afirmou a disponibilidade do Governo em ajudar na implementação de um ranking das escolas em que as melhores seriam premiadas com um fundo extra para os seus projectos.
Salienta-se que esta passagem de José Maria Neves pela Escola Cesaltina Ramos enquadra-se num programa de visitas a todas as escolas secundárias do país e algumas do EBI, a fim de ter um contacto mais próximo com alunos e professores e ver de perto o impacto de algumas medidas inseridas no processo de reforma do sistema de ensino em curso.
No dia 9 de Março, segunda-feira, o PM estará no Liceu Constantino Semedo, em Achada de S.Filipe, na Praia.