Notícias

Cristina Fontes Lima recebe Embaixadora Adjunta do Comando dos EUA para Africa

Neste encontro serão abordados assuntos como a cooperação técnico militar entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América, perspectivando o seu reforço, nomeadamente no domínio das acções de fiscalização conjunta das águas sob a jurisdição de Cabo Verde.

As autoridades norte-americanas realçaram a primeira operação do género efectuada, no ano passado, pela Guarda Costeira Americana e cabo-verdiana, tendo reconhecido que a mesma poderá servir de referência para futuras missões de fiscalização conjunta para as forças marítimas dos EUA com outros países africanos.

A maioria das Marinhas e Guardas Costeiras dos países do continente africano são similares à Guarda Costeira dos EUA, quer em termos de missões, nomeadamente o combate à pesca ilegal e ao tráfico de pessoas, drogas e armas, a protecção ambiental, a busca e salvamento e o apoio a navegação, quer em termos do tamanho dos próprios navios.

Além disso, a participação de militares nacionais nessas operações, têm permitido à Guarda Costeira de Cabo Verde, a interacção e familiarização com os procedimentos americanos, bem como a aquisição da valiosa experiência de embarcar em navios maior e fora das águas territoriais cabo-verdianas.

Recorde-se que acções de fiscalização conjunta vêm-se realizando periodicamente e são do interesse das duas partes.