Notícias

PM condecora ASA por excelência de trabalho desenvolvido

Numa cerimónia que decorreu nas instalações do Hotel Crioula em Santa Maria, ilha do Sal, o Chefe do Governo prestou essa pública homenagem perante uma plateia de cerca de 700 convidados entre funcionários e ilustres da sociedade salense e não só.

Esse gesto do Governo, afirma o PM, justifica-se pelo trabalho dedicado da ASA e de todos os seus funcionários que têm dado uma contribuição decisiva para o desenvolvimento do sector aéreo em Cabo Verde e tudo o que representa para o desenvolvimento do próprio País.

A ASA, segundo José Maria Neves, é a personificação "da qualidade e excelência" que se quer dos serviços em Cabo Verde, para que o país possa continuar a galgar caminhos no seu processo de transformação.

São 25 anos a contribuir para a afirmação do sector aéreo com a gestão e segurança dos aeroportos e do tráfego aéreo e da nossa FIR oceânica (espaço aéreo), responsável por uma boa parcela do PIB do País.

É graças ao trabalho meritório da ASA que Cabo Verde conseguiu a categoria de nível 1 de segurança de seu espaço aéreo e de seus aeroportos, permitindo que o tráfego aéreo direccionado para ou de passagem por Cabo Verde continue a aumentar todos os anos.

Foi também a ASA a conduzir as negociações, nos inícios dos anos 80, que ajudaram Cabo Verde a redefinir e reaver o seu espaço aéreo, grande fonte de receitas para a empresa e o país, já que todo avião que passa pelos céus de Cabo Verde é obrigado a pagar uma taxa às autoridades aeroportuárias.

asa_01

 

 

 

 

 

PM discursa na cerimónia de entrega Medalha de Mérito Industrial e Comercial 

 ASA homenageia os seus

Por falar em FIR Oceânica, a ASA fez algumas condecorações nessa noite, da sua autoria a alguns funcionários que deram importantes contributos à empresa, destacando-se o primeiro administrador da sua história, Celso Estrela, justamente um dos grandes responsáveis pelas negociações diplomáticas que conduziram à recuperação da FIR.   

Outros homenageados foram, Valdemar Correia, antigo administrador da ASA, Jorge Lopes, antigo funcionário e administrador, e João Santos, um dos mais antigos funcionários da empresa. Uma bonita cerimónia que culminou com um grande show musical com as vozes talentosas de Tito Paris, Mirri Lobo e a jovem Sandra Horta.

As comemorações do 25 aniversário da ASA arrastar-se-ão durante o todo o ano de 2009 com várias actividades nesse período, destacando-se duas reuniões internacionais no âmbito do Grupo SAT (South Atlantic), para discutir questões ligadas aos serviços de tráfego aéreo e as novas tecnologias de navegação aérea.

asa_001

 

 

 

 

Presidente do Conselho de Administração da ASA, Mário Paixão

Destaque, também, para a inauguração para breve do aeroporto Internacional de São Vicente, para uma Conferência Internacional sobre a liberalização dos transportes aéreos e a política europeia dos transportes aéreos, a inauguração de um monumento à aviação civil e a iluminação da estrada Preguiça/AIAC, entre outras actividades.

No que concerne à gestão da empresa, de acordo com o Presidente do Conselho de Administração da ASA, Mário Paixão, a empresa vai continuar a dar especial atenção à modernização das suas infra-estruturas e serviços, nomeadamente os processos de ampliação dos aeroportos da Praia (já em andamento) e do Sal, sendo que em relação aos aeródromos locais, os processos de reabilitação estão a decorrer.