Notícias

Governo transfere terrenos de expansão urbana para as Câmaras Municipais

A notícia foi avançada pelo próprio Primeiro Ministro, José Maria Neves, após uma audiência que concedeu ao Presidente da Câmara Municipal do Sal, Jorge Figueiredo. Recorda-se que a Câmara Municipal do Sal foi uma das edilidades a reclamar, para si, maiores extensões de terrenos para a expansão urbana de Santa Maria, por exemplo, daí que o edil terá certamente ouvido com agrado a comunicação desta resolução.

Com a medida, o Governo espera pôr fim às questões desses terrenos que têm originado algumas fricções entre o poder central e as edilidades.

O encontro serviu para Governo e Câmara Municipal do Sal articularem a melhor via de se fazer face à situação da crise do sistema financeiro internacional e que afecta, principalmente os sectores turístico e imobiliário e, naturalmente, com algumas consequências já para a ilha do Sal, que é aquela que mais investimentos recebe nessas áreas.

Na sequência, o edil do Sal apresentou ao Primeiro Ministro um projecto de um pacote de investimentos públicos, principalmente nas áreas das infra-estruturas e da habitação social, tendo em conta as necessidades de cada vez maior modernização das condições da ilha para o turismo e de se combater o desemprego com tendência a aumentar devido à redução de investimentos imobiliários.

Um pacote bastante "abrangente" nas palavras do edil, e que estará orçado na ordem dos 30 milhões de euros.