O anúncio de JMN surge na sequência de uma audiência concedida ao Presidente da Câmara do Sal, Jorge Figueiredo, que apresentou ao PM uma proposta de um pacote de investimentos na ordem dos 30 milhões de euros, à luz da referida crise internacional e que, em Cabo Verde, afecta particularmente o Sal, pelo facto de ser aquela que mais depende de investimentos turísticos.
De acordo com o PM, o Executivo quer, com a criação desta Sociedade, fomentar uma forte parceria publico-privada, entre o Governo, a Câmara Municipal e o sector privado, já que não é possível ao poder central sozinho mobilizar todos os fundos e condições necessárias para se avançarem com todos os projectos.
Neves fez questão, ainda, de ressaltar o firme compromisso deste Governo em continuar a tomar as medidas necessárias para que Cabo Verde, como até agora, continue a conseguir mitigar os efeitos dessa crise internacional.
Assim, segundo o PM, o Executivo tem estado a avaliar essa situação externa e o seu possível impacto na economia nacional, sendo essa decisão, de aumentar os investimentos públicos, um sinal claro de que o Governo mantém-se atento.
Recorda-se que no orçamento deste ano, o Executivo procedeu a um aumento significativo dos investimentos públicos, justamente com estratégia para garantir mais postos de trabalho aos cabo-verdianos e continuar a garantir um crescimento sustentado da economia cabo-verdiana.
José Maria Neves recorda algumas das outras medidas tomadas até agora, como a redução da carga fiscal para debelar a crise que em Cabo Verde afecta principalmente a ilha do Sal, pelo facto de ser aquela que tem recebido mais investimentos turísticos.
Mais, este exorta as Câmaras, o Governo, os cabo-verdianos em geral a trabalharem juntos para ultrapassar esta ameaça da crise, pelo que defende que "este não é o momento de se utilizar a crise como arma de arremesso político, citando o bom exemplo da edilidade salense que foi capaz de apresentar uma proposta concreta e que, só assim, em parceria, o Governo e as Câmaras serão capazes de resolverem os grandes desafios do País.
O PM avançou ainda a aprovação pelo Governo, nos próximos dias, de um plano de apoio às exportações das empresas cabo-verdianas, além do forcing do Executivo, no sentido de se criar uma lei para permitir uma melhor gestão dos resorts em Cabo Verde. Tudo para garantir que mais investimentos externos continuem a chegar ao País.