A esperada inauguração daquela infra-estrutura está sim, pendente da sua certificação pela Agencia de Regulação da Aeronáutica Civil, órgão independente. "Só podemos inaugurar o aeroporto quando a Agência de Regulação de Aeronáutica Civil, que é independente, disser que estão reunidas todas as condições de segurança", esclarece.
Justamente por isso, deve chegar a São Vicente uma equipa da ICAO, órgão fiscalizador internacional, para apurar das condições do aeroporto, pelo que o Chefe do Executivo acredita que por altura das festividades dos 130 anos da cidade do Mindelo, altura em que estará de novo na ilha, poderá haver novidades em relação a esta matéria.
No seu discurso, o primeiro-ministro anunciou, ainda, que a inauguração do aeroporto internacional de São Vicente não se encontra atrasada, tanto mais que ainda esta semana deve chegar à ilha do Porto Grande uma equipa de inspecção da ICAO.
"Só podemos inaugurar o aeroporto quando a Agência de Regulação de Aeronáutica Civil, que é independente, disser que estão reunidas todas as condições de segurança", afiançou o primeiro-ministro.
Para concluir, JMN admitiu que "há dificuldades e problemas", mas que o Governo está a trabalhar, "com honestidade, decência e patriotismo para que este país avance e ganhe o futuro".