Notícias

PM: “Atrasos nos investimentos turísticos em São Vicente não se devem a polémica dos terrenos”

Esta afirmação de José Maria Neves, a julgar pela cara de Isaura Gomes, terá pego de surpresa a edil de São Vicente, que momentos antes em seu discurso, durante uma cerimónia de homenagem a ilustres munícipes da ilha, apelava justamente à resolução dessas ditas pendências que, segundo ela, condicionam, e muito o desenvolvimento local.

O Chefe do Governo deu sinais claros de que o impasse em torno da ilegalidade ou não da venda de alguns terrenos em ZDTI´s, por parte da Câmara estarão ultrapassadas, tendo afirmado que elas serão consideradas "vendidas e ao mesmo preço que foram adquiridas através da edilidade.

svicentepm1

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com José Maria Neves, "todos os investidores terão o título de propriedade necessário para a realização dos investimentos, independentemente da forma em que foi feito o negócio", pelo que adiantou que os investidores terão, inclusive, sido informados desta resolução do Executivo, pelo que podem, a qualquer momento, avançar com a realização dos respectivos investimentos.

Assim, o PM avança que no que concerne à legalidade ou não das vendas efectuadas pela Câmara Municipal de São Vicente, qualquer "ajuste de contas" deverá ser resolvido entre o Governo e a edilidade, em "diálogo, concertação e negociação".

"Para os investidores, temos que dar a ideia de que Cabo Verde é um país que honra os seus compromissos, independentemente da forma como foram gerados", realça o líder do Governo.

Em suma, o PM deixa claro que a questão dos terrenos não se coloca neste momento explicou o chefe do Governo anotando que os investidores já estão informados de que podem avançar na realização dos investimentos.

Desta feita, segundo José Maria Neves, os atrasos verificados devem-se sim, a alguma reserva e expectativa, por parte dos próprios empreendedores, devido à grave crise internacional nas áreas financeira e imobiliária-turística.

svicentepm2

Governo atento a São Vicente

Ainda, durante o acto de homenagem organizada pela Câmara de São Vicente, José Maria Neves, aproveitou para reafirmar o seu compromisso em governar Cabo Verde da melhor forma e de reverter a situação económica menos favorável da ilha.

Na sequencia, o PM relembrou os esforços do Executivo de dotar São Vicente de melhores infra-estruturas estratégicas para a sua "descolagem" definitiva, rumo ao desenvolvimento sustentado da ilha, e para transformá-la numa zona económica especial, em parceria com o Governo da China, bem como as negociações com o Governo espanhol para a criação de uma base de apoio às pescas nesse corredor do Atlântico.