Várias actividades estão programadas, tanto a nível do Governo, como das autarquias espalhadas pelo país e, também, pelos partidos políticos, em comemoração do 13 e do 20 de Janeiro.
José Maria Neves espera uma participação activa da população nessas duas actividades que marcam a História da nação cabo-verdiana. "Duas datas que marcam a luta e as vitórias dos cabo-verdianos pela Liberdade e a Democracia".
Palavras dirigidas também aos partidos políticos, para que tenham uma postura e uma "função pedagógica no sentido de todos trabalharmos para expandirmos as liberdades e reforçarmos a Democracia, sustentarmos uma forte dinâmica de crescimento e desenvolvimento do país", apela.
Como não podia deixar de ser, já que o dia 20 de Janeiro marca o dia dos Heróis Nacionais e a nacionalidade cabo-verdiana, José Maria Neves faz questão de recordar Amílcar Cabral, o "Pai da nacionalidade cabo-verdiana".
"Vale a pena lembrar Amílcar Cabral e comemorar, também, com dignidade o Dia da Nacionalidade, para que todos os cabo-verdianos, vivendo a sua história, possam projectar um grande futuro para Cabo Verde", conclui.