A Comissão Europeia associa-se aos desafios traçados pelo Governo de Cabo Verde relativamente à política de desenvolvimento rural integrado com financiamento de dois grandes programas, a "Valorização e ordenamento da Bacia Hidrográfica de Ribeira da Torre-Santo Antão" e a "Melhoria da Competitividade do sector Agrícola nas Ilhas do Fogo e Santo Antão". De salientar que o investimento em S. Antão será de um milhão e 246 mil euros e para o sector agrícola das ilhas do Fogo e da Brava será de 500 mil euros.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério do Ambiente e Agricultura, a valorização e ordenamento das Bacias Hidrográficas e o empoderamento e promoção da competitividade do sector privado no domínio da Agricultura são eixos prioritários da intervenção do Governo de Cabo Verde preconizados no seu programa e no Plano Estratégico para Desenvolvimento da Agricultura horizonte 2015.
Refira-se que a cerimónia da assinatura dos instrumentos de Financiamento do Programa para Desenvolvimento da Agricultura com a União Europeia, terá lugar no Gabinete da Ministra do Ambiente e Agricultura, pelas 10H00.