De acordo com uma nota de imprensa do MS, com a preocupação de melhorar a prestação de cuidados de saúde à população do interior de Santiago, o Ministério da Saúde, em parceria com a cooperação Luxemburguesa, apostou na edificação da Região Sanitária de Santiago Norte, desenvolvendo todo um programa de construção e equipamento de uma série de infra-estruturas, recrutamento e formação de técnicos e reorganização dos serviços.
Como é do conhecimento geral, no quadro da referida Região Sanitária, para além do Hospital Regional, foram construídos os Centros de Saúde da Assomada, Tarrafal e Calheta e os Postos Sanitários de Chão Bom, Junco, Chã de tanque, Achada Lém e Achada Monte.
Assim, "cumprindo o plano de implementação da Região Sanitária as estruturas vão sendo abertas à medida que são concluídas", lê-se na nota do MS.
Refira-se que o Posto Sanitário do Telhal disporá de um enfermeiro residente que prestará os cuidados próprios de uma instituição sanitária desse nível, nomeadamente atenção à mãe e à criança, incluindo a vacinação, atendimento a situações de doenças mais comuns, promoção da saúde, entre outros.