Notícias

Visita do Primeiro Ministro de Luxemburgo: José Maria Neves destaca nível das relações de cooperação

 

ix_comissaopareceriacv-lxb2O Primeiro Ministro cabo-verdiano declarou que os laços de amizade são cada vez maiores a avaliar pelas acções que se têm desenvolvido entre os dois países e pela comunidade presente naquele país amigo. "Por isso, devemos valorizar o gesto do governo luxemburguês que tem vindo a desencadear esforços para uma melhor integração, reagrupamento familiar e gestão dos fluxos migratórios", defendeu José Maria Neves, para quem tem sido excelente para o relacionamento dos dois países no domínio da emigração.

O Chefe do Governo realçou, igualmente, o apoio de Luxemburgo no plano político, designadamente na concretização da Parceria com a União Europeia, gesto pelo qual agradeceu. "Luxemburgo não só ajudou Cabo Verde a construir as pontes para o acordo de Parceria Especial com a UE, como também ajudou no processo de graduação para o País de Desenvolvimento Médio", afirmou.

Nesta perspectiva, sublinhou o auxílio público no quadro da ajuda bilateral, sobretudo nos sectores chaves para o desenvolvimento dos recursos humanos. Para José Maria Neves, Cabo Verde não tem ouro, nem diamante, nem petróleo e as nossas pedras preciosas são as pessoas e "Luxemburgo nos tem ajudado a lapidar essas pedras".

junker-pmO Primeiro Ministro apontou as áreas contempladas com essa cooperação, nomeadamente a saúde, a educação, saneamento e água, e electricidade. Por tudo isso, o Chefe do Governo foi peremptório em afirmar que o Primeiro Ministro de Luxemburgo, Jean Claude Junker, merece um "estatuto especial como cidadão honorário de Cabo Verde".

O Primeiro Ministro de Luxemburgo demonstrou, por seu lado, toda a disponibilidade do seu país em continuar a apoiar o desenvolvimento de Cabo Verde, por se tratar de um país especial. "Cabo Verde para nós, não é um país qualquer porque, em muitos aspectos, ele apresenta-se-nos como um modelo, tanto para África, como para outras regiões do planeta. Um modelo para África, porque este país soube adoptar um perfil democrático consistente que faz dele um exemplo a seguir, embora infelizmente, insuficiente adoptado por outros", defendeu Junker. 

O Governante luxemburguês realçou a forma "exemplar" como Cabo Verde tem sido governado, o que justifica, no seu entender, a enorme simpatia de que Cabo Verde desfruta na Europa e uma das mais recentes manifestações desta descoberta de Cabo Verde, "renovada a cada dia que passa, foi o facto de terem conseguido concluir o acordo de Parceria Especial com a UE".

hrsn-inaugUma vitória extremamente importante, no dizer do governante do Grão Ducado de Luxemburgo, que desejou que todos os cabo-verdianos saibam apreciar essa parceria na sua justa medida, por ser um reconhecimento da boa governação e do facto de Cabo Verde ter deixado de ser apenas um país consumidor para passar a ser um fornecedor de estabilidade à região em que se insere.

O facto de Cabo Verde ser hoje um país de rendimento médio ja é de muita satisfação, uma vez que, afirmou, se trata do único país de África a cumprir com os "objectivos do milénio e a seguir o modelo da democracia tranquila e com sucesso", disse Junker.

Trata-se da segunda visita de Junker a Cabo Verde que se iniciou com uma reunião com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, a que se seguiu da IXª Comissão de Parceria entre os dois países.

hrsn-inaug2A inauguração da Hospital Regional de Santiago Norte no concelho de Santa Catarina foi o ponto alto da visita de Junker ao nosso arquipélago.

Visitas ao Liceu de Achada Grande Frente e ao Centro de Reinserção Social de Tóxico-dependência de Achada São Filipe, constam da agenda do Primeiro Ministro de Luxemburgo.