Notícias

Praia acolhe a IX Comissão de Parceria entre Cabo Verde e o Grão-ducado do Luxemburgo

 

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Comunidades, a referida Comissão de Parceria tem por objectivo proceder à avaliação global das relações de cooperação, definir orientações e decidir os grandes eixos de intervenção no domínio da cooperação para o desenvolvimento entre os dois países, mormente no domínio social, cultural, cientifico, técnico, financeiro e económico, contribuindo deste modo, para o reforço dessas relações e a promoção do diálogo político.

Serão objecto de análise todos os projectos em execução, no quadro do Programa Indicativo de Cooperação 2006-2010, orçado em 45 milhões de euros, assinado em Outubro de 2005, aquando da realização da VII Comissão de Parceria que teve lugar no Luxemburgo. Os projectos enquadrados no referido PIC abarcam os sectores da educação, formação profissional, saúde, ajuda alimentar, água e saneamento. O apoio para a implementação de projectos nestas áreas específicas enquadra-se no objectivo maior de realização dos objectivos do milénio, contribuindo para a redução da pobreza e melhoria das condições de vida das populações mais desfavorecidas.

Além da cooperação tradicional, outras modalidades de cooperação vêm sendo utilizadas, como sejam a cooperação multilateral em parceria com a Organização das Nações Unidas e a cooperação descentralizada, através do Fundo dos Micro-projectos, e uma importante cooperação a nível das ONG's.

De frisar que, no momento, será também assinado o Protocolo de Acordo relativo ao Projecto de Apoio ao Programa Nacional do Emprego e da Formação Profissional, orçado aproximadamente em 14 milhões de euros.

De realçar, ainda, a importante contribuição do Luxemburgo enquanto membro activo do Grupo de Apoio à Transição, no quadro da Graduação de Cabo Verde da lista dos PMA.


Luxemburgo alberga uma importante comunidade cabo-verdiana, tendo os dois países decidido a criação de um Grupo de Trabalho conjunto como espaço de concertação e diálogo, tendo em vista a plena integração dos cabo-verdianos na sociedade luxemburguesa.