Notícias

Cabo Verde entrega Relatório de Informação sobre saída dos PMA ao Secretário-Geral da ONU

 

A cerimónia de entrega que terá lugar no Edifício das Nações Unidas, na Cidade da Praia, pelas 10H00, será presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, que durante o acto fará a entrega formal de um exemplar do Relatório ao Representante da Organização Mundial da Saúde, em representação da Coordenadora Residente do Sistema da Nações Unidas em Cabo Verde.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, o Relatório chama a atenção da Comunidade Internacional para os grandes desafios e as expectativas do Governo de Cabo Verde para o período pós-graduação, recordando os pontos essenciais da Declaração adoptada pelo Grupo de Apoio à Transição (GAT), a 12 de Junho de 2007.

"Para o Governo de Cabo Verde, o grande desafio da graduação continua a ser o reforço da coesão social, o combate às disparidades geográficas, sociais e de género no domínio do desenvolvimento humano, a diminuição das vulnerabilidades económicas e o incremento do crescimento económico do país, metas essas que só poderão ser atingidas com o apoio inequívoco da comunidade internacional e de cada parceiro de Cabo Verde em particular", lê-se na referida nota.

De sublinhar ainda que, para o Governo de Cabo Verde, "a graduação deve ser encarada como um desafio de todos: do Governo, dos Partidos Políticos, da Sociedade Civil, do Cidadão Comum, da Comunidade cabo-verdiana na diáspora e da Comunidade Internacional".

Com efeito, o sucesso do caso de Cabo Verde servirá de referência para outros países inscritos na lista de saída dos PMA.

Assim é importante que toda a Comunidade Internacional esteja consciente que o país não é só vulnerável aos diferentes choques endógenos e exógenos, mas também que a sua economia não repousa na exploração de nenhum recurso natural, isso num contexto de mudança dramática do clima que afecta todos os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

Refira-se que estarão presentes, igualmente, neste acto a Ministra das Finanças e da Administração Pública, Cristina Duarte, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, Crescimento e Competitividade, Jorge Borges, representantes do corpo diplomático e Dirigentes e Assessores do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades.