Trata-se da segunda comunidade do concelho de Santa Catarina a ser contemplada com energia eléctrica, depois da elevação daquele município à categoria de concelho. A chegada de energia à zona de Achada Furna, com uma população expressiva, irá trazer com certeza desenvolvimentos a vários níveis.
A rede local de baixa tensão foi financiada pela Comissão Instaladora, em parceria com o Governo, enquanto que a extensão da rede de média tensão de Achada Furna e Monte Largo contou com o financiamento de outras instituições, designadamente da Cabo Verde Telecom, que dispõe de um conjunto de equipamentos na localidade.
Fonte Aleixo, Roçadas, Maria da Cruz/Domingos Lobo serão as comunidades que irão ser beneficiadas com energia eléctrica proximamente. Na sua intervenção, o Chefe do Governo apontou outros projectos de vulto para a ilha do Fogo, como é o caso do Anel Rodoviária, cujo início do projecto está previsto para o primeiro semestre de 2008. "Estamos a concluir as negociações com o Banco Árabe de Desenvolvimento Económico de África, BADEA, e o Fundo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP", afirmou.
José Maria Neves anunciou, igualmente, para o primeiro semestre do próximo ano a construção da escola de formação profissional na ilha. Garantiu que já existe financiamento para a construção do liceu de Cova Figueira e o Governo está a concluir as negociações para o financiamento dos liceus de Ponta Verde e Igreja.
As obras de remodelação do aeroporto de São Filipe já começaram e, segundo o Primeiro Ministro, serão introduzidas melhorias substanciais nos terminais de passageiros e cargas, a reabilitação e o alargamento da pista em mais de trezentos metros.
O Chefe do Governo esteve, ainda, neste fim-de-semana nas localidades de Salineiro e Calabaceira, município da Ribeira Grande de Santiago, onde presidiu o acto de electrificação das duas localidades, ligadas agora à rede pública de electricidade (Praia) durante 24 horas.