Para o efeito, de acordo com José Brito, porta-voz do CME, já foi assinado uma convenção de estabelecimento com os promotores para compensação das pessoas, permitindo libertar os terrenos e avançar "o mais rapidamente" com este projecto.
José Brito informou ainda que o Executivo já chegou a um entendimento com a maioria das empresas sobre a compensação a apagar, havendo já " luz verde" para avançar com o projecto de construção da Marina Oceânica de S. Vicente.
O CME para Assuntos Económicos, Inovação e Competitividade analisou, igualmente, as condições para a implementação do projecto Cesária Resort, também na ilha de S. Vicente, nomeadamente questões ligadas à obtenção de terrenos para a construção de 2000 casas para os trabalhadores, bem como a criação de condições para a construção das estradas.
Neste quadro, José Brito informou que o Governo já tomou todas as diligências necessárias no sentido de este projecto, tenha, em termos de planificação, o seu arranque no início do próximo ano.
Este projecto, orçado em cerca de um bilhão de dólares, encontra-se bastante avançado, estando neste momento na fase de aprovação dos vários instrumentos necessários para a sua implementação, disse.
O Governo analisou ainda neste CME para assuntos económicos, os projectos de desenvolvimento para a ilha da Boa Vista, nomeadamente, o funcionamento da Sociedade de Desenvolvimento de Turístico das Ilhas da Boa Vista e do Maio (SDTIBM), a infra estruturação das Zonas de Desenvolvimento Turístico (ZDTI) com a construção da estrada Rabil – Santa Mónica, e a entrada em funcionamento do novo aeroporto que, confirmou, será inaugurada até o fim do corrente mês pelo Primeiro Ministro, José Maria Neves.