"As nossas expectativas em matéria de qualidade são elevadas e digo-vos que queremos um ensino superior pautado por padrões de excelência comparáveis aos países mais desenvolvidos, porque a nossa ambição para estas ilhas de Cabo Verde é grande. Queremos transformá-las num país moderno, competitivo, com qualidade de vida para todos", defendeu José Maria Neves.
Para o Primeiro Ministro, a exigência da qualidade não se destina apenas à Universidade Publica, mas a todo o subsistema. José Maria Neves regozija-se pelo facto da UNI-CV estar integrada em redes internacionais o que, no seu entender, é um posicionamento inteligente para um país como as nossas características.
Apostar no ensino superior, segundo o Chefe do Governo, é garantir a construção de um futuro que exige cada vez mais das novas gerações, novas competências e novos conhecimentos. "Apraz-me constatar que o ensino superior está sintonizado com a dinâmica do país e está a viver um momento crucial", afirmou José Maria Neves, para quem, o ensino superior em Cabo Verde está a ganhar uma vitalidade nova, um dinamismo sem precedentes e essa demanda crescente do ensino superior ilustra bem o actual "estádio de desenvolvimento da educação".
O Primeiro Ministro considerou que Cabo Verde vive um momento particular da sua história com a abertura da Universidade Pública, na qual os cabo-verdianos contam encontrar um ensino de qualidade, um lugar de investigação e uma casa de reflexão aprofundada e independente. (Veja o Discurso do PM no Link dos Discursos e Comunicados)